O trabalho compensa, é o que continuarão a pensar os jogadores do Rio Ave FC após mais uma vitória, a quinta consecutiva no campeonato, que reforça a liderança da prova e aproxima o Clube do grande objectivo da época.
Na recepção ao Trofense, os rioavistas conseguiram somar mais três pontos, fruto duma primeira parte de grande intensidade e domínio, e da já tradicional capacidade de sacrifício da equipa perante o espernear do adversário na segunda metade.
Com efeito, Luís Freire viu os seus jogadores entrarem em alta rotação e a encostarem os visitantes às ‘cordas’ durante 45 minutos. Apostando no mesmo onze que bateu o Académico de Viseu, o treinador do Rio Ave FC viu Aziz desperdiçar a primeira oportunidade do jogo após um cruzamento da esquerda ao qual não conseguiu corresponder da melhor maneira.
O golo apareceu de grande penalidade, aos 34 minutos, após uma arrancada de Gabrielzinho (rendeu lesionado Fabrice Olinga) que terminou em falta sobre o avançado verde e branco. Aziz, na conversão, voltou a carimbar o selo de goleador e colocou a equipa em vantagem.
Ainda antes do intervalo, grande oportunidade para Pedro Mendes fazer o 2-0, após cruzamento de Costinha, mas o desvio saiu ao lado.
Após o descanso, a equipa do Trofense tentou agitar o seu próprio jogo e conseguiu equilibrar forças com o Rio Ave FC, pese embora a dificuldade quase sempre revelada para conseguir assustar Jhonatan, que esteve sempre seguro.
Por seu lado, o Rio Ave FC ainda ameaçou o segundo golo por Ronan, num remate ligeiramente ao lado.
A vitória assenta bem à formação vilacondense que festejou no final com os muitos adeptos rioavistas que aplaudiram a equipa e passaram força para as seis jornadas que restam no campeonato. Não é tempo de celebrar, mas sim de direccionar o foco já para o próximo duelo, desta feita com o Nacional, na Madeira, no próximo domingo, às 14h.
Um registo em forma de homenagem para o momento assinalado no intervalo do encontro. Daniela Veloso, jogadora da equipa principal do futebol feminino do Rio Ave FC e internacional A por Portugal, vai terminar a carreira e foi homenageada pelo presidente do Rio Ave FC, António da Silva Campos, pelo vice-presidente Paulo Calhão e pelo diretor da equipa, Tiago Garcia.
Jogo no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde
Árbitro: Nuno Almeida
Ao intervalo: 1-0
Marcador: Aziz (35’ de g.p.)
Acção disciplinar: cartão amarelo a Pedro Mendes (71), Keffel (72), Tiago André (73) e Caio Marcelo (82).
Rio Ave FC 1
Jhonatan, Costinha, Santos, Renato Pantalon, Pedro Amaral, Joca, Vitor Gomes, Guga, Fabrice Olinga, Pedro Mendes e Aziz
Substituições: Fabrice Olinga por Gabrielzinho (23), Joca por Zé Manuel (62), Pedro Mendes por Amine (78), Aziz por Ronan (78) e Vitor Gomes por Ukra (79).
Suplentes não utilizados: Leo Vieira, Hugo Gomes, Sylla e João Graça.
Treinador: Luís Freire
CD Trofense 0
Rodrigo, Tito Junior, Caio Marcelo, João Paulo, Simão Martins, Beni, Vasco Rocha, Matheus, Bechou, Bruno Almeida e Achouri
Substituições: Simão Martins por Tiago André (46), Beni por Keffel (46), Bechou por Capita (56), Matheus por Diedhiou (77) e Tito Junior por Gustavo Furtado (86).
Suplentes não utilizados: São Bento, Mutsinzi, Andrézinho e Daniel Liberal.
Treinador: Francisco Chaló