Duelo de candidatos deu empate justo

De volta à Liga Portugal Sabseg, o Rio Ave FC rumou até Penafiel para disputar a 9ª Jornada.

A formação de Luís Freire sabia que tinha pela frente um encontro complicado, com um dos candidatos à subida, e que ia fazer de tudo para continuar a pontuar em casa. Ainda assim, o Rio Ave FC entrou em campo com o lema de sempre: vencer.

A equipa vilacondense esteve melhor na primeira metade da partida e a marcar cedo o ritmo do jogo, com um golo apontado logo aos 5 minutos. Perdão. Um golo não, um golaço! Joca arranca do meio campo e, qual flecha, desmarca-se dos defesas e à entrada da área remata em força para o fundo das redes penafidelenses.

Depois do golo, o Rio Ave FC esteve a dominar durante uns bons largos minutos. O FC Penafiel foi conseguindo recuperar a forma, e equilibrar o jogo, ainda que sem oferecer grande perigo à baliza de Jhonatan.

De regresso ao relvado, após o intervalo, o Rio Ave FC foi conseguindo estar confortável e executar a construção das jogadas com tranquilidade até à baliza adversária, mas com dificuldade em finalizar. Ainda assim, não restam dúvidas de que o segundo golo esteve mais perto de ser celebrado pela formação vilacondense.

A melhor oportunidade de golo do FC Penafiel apareceu apenas aos 69′ , mas com direito a uma defesa mostruosa de Jhonatan. A equipa da caravela responde à ameaça, com Joca a tentar bisar, mas Caio Secco nega-lhe a oportunidade. Logo a seguir Costinha reforça a intenção rioavista, mas Lucas impede a bola de chegar à baliza com um corte de cabeça.

Aos 79′, a equipa da casa consegue chegar ao empate. Sabor amargo tendo em conta a disparidade dos números de oportunidades flagrantes das duas equipas. A verdade é que Roberto aproveitou a oportunidade e iguala o marcador.

Até ao apito final, o Rio Ave FC pressionou e tentou conquistar os três pontos – Aziz com grande oportunidade já em tempo de descontos, mas a bola passa por cima – mas o tempo esgota-se sem que seja possível alterar o resultado.

De salientar que Gabrielzinho, peça fundamental no ataque rioavista e, até ao momento, o melhor marcador do Rio Ave FC com 7 golos apontados, alcançou hoje o seu centésimo jogo de caravela ao peito.

Os nossos adeptos, mais uma vez, não desiludiram e apareceram em grande número em Penafiel, fazendo sentir o seu apoio durante toda a partida.

Na próxima jornada, o Rio Ave FC recebe o Académico de Viseu, a 31 de Outubro.

Jogo no Estádio Municipal 25 de Abril, em Penafiel
Árbitro: Cláudio Pereira
Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Joca (5′) e Roberto (79′)
Acção disciplinar: cartão amarelo a Vitinha (42′), João Amorim (57′), Capela (64′), Santos (66′), Ruca (80′), Vitor Gomes (84′)

Rio Ave FC 1
Jhonatan, Costinha, Santos, Hugo Gomes, Pedro Amaral, Vítor Gomes, Guga, Joca, Gabrielzinho, Zé Manuel e Pedro Mendes
Substituições: Aziz por Pedro Mendes (70′), Fábio Ronaldo por Joca (81′)
Suplentes não utilizados: Leo Vieira, Ângelo, Alhassane, João Graça, Rúben Gonçalves, Sávio e Zimbabwe.
Treinador: Luís Freire

FC Penafiel 1
Caio Secco, Vitinha, Silvério, Lucas, Ruca, João Amorim, Capela, Zé Valente, Robinho, Roberto, Feliz
Substituições: Ronaldo por Feliz (65′), Édi Semedo por Vitinha (76′), Pedro Prazeres por João Amorim (88′), Leandro por Lucas (88′)
Suplentes não utilizados: Macedo e Rui Pedro
Treinador: Pedro Ribeiro