Festa da Taça com brinde à vitória

O Rio Ave FC deslocou-se ao centro do país, à freguesia de Cernache de Bonjardim (Sertã) para disputar a 2ª eliminatória da Prova Rainha, frente ao Vitória de Sernache.

A equipa de Vila do Conde, natural favorita a vencer a partida, deu provas da sua superioridade ao longo dos 90 minutos, com mais posse de bola, mais oportunidades e mais golos. No entanto, a verdade é que o resumo da partida está quase todo compactado na primeira metade do encontro.

Aos 8 minutos, Rúben Gonçalves estreia o marcador de forma estupenda com um golaço para ver e rever! Depois de marcar um canto curto para Joca, este devolve-lhe a bola e, com uma pontaria minuciosa, de fora da área, remata a toda a potência para o fundo da baliza adversária.

Ainda não tinham passado 5 minutos do festejo rioavista, Aziz aumenta a vantagem! Depois de roubar a bola no meio campo, segue em flecha em direção à baliza e, num duelo frente-a-frente com Carlos Fernandes, consegue bater o guarda-redes e fazer o 0-2.

A turma vilacondense ainda teve a oportunidade de aumentar o resultado no marcador poucos minutos depois, com penálti assinalado aos 15 minutos, sobre Pedro Mendes. Santos posiciona-se para marcar, mas a bola sai com força ao lado da baliza.

A equipa da casa estava com dificuldade em reagir ao jogo e aos golos sofridos, mas aos 18 minutos Romário aproveita o passe de Fábio Manhas e reduz o marcador.

A bom ritmo, o jogo prossegue com grande intensidade e aos 29 minutos Costinha aponta o terceiro da partida e, curiosamente, o seu terceiro golo esta época pelo Rio Ave FC. O defesa, de 21 anos, culminou aquela que foi uma boa jogada colectiva: passe de Pedro Mendes para Namora, que conduz até à entrada da área. Passa para Joca, que de toque subtil e hábil, entrega a Costinha. Carlos Fernandes ainda sai à bola, mas o camisola 20 não desperdiçou a oportunidade.

Na primeira meia hora de jogo, estava fechado o marcador e será de salientar a curiosidade de que dois dos três golos foram apontados por jogadores de referência da formação do Rio Ave FC: Rúben Gonçalves e Costinha, claro está.

Claro que até ao último minuto surgiram oportunidades e perigos. A equipa do Vitória de Sernache entrou melhor na segunda parte, mas não foi o suficiente para que o resultado se alterasse.

Os adeptos do Rio Ave FC, marcaram presença e fizeram-se ouvir em todo o esplendor, transmitindo o sentimento de que “casa” pode ser em qualquer lugar.

Esta foi também uma partida de estreias. Namora alinhou pela primeira vez no 11 inicial da equipa vilacondense; Renato Pantalon realizou o seu primeiro jogo pela equipa principal e a titular; e ainda João Graça que, aos 67 minutos, entra em campo e concretiza assim a sua estreia de caravela ao peito.

O Rio Ave FC passa então à 3ª eliminatória da Taça de Portugal, mas o próximo desafio é já no próximo domingo, para a Liga SABSEG, dia 3 de Outubro, frente ao FC Porto B.

Jogo no Estádio D. Nuno Álvares Pereira
Árbitro: André Narciso
Ao intervalo: 1-3
Marcadores: Rúben Gonçalves (8′), Aziz (12′), Romário (18′), Costinha (29′)
Acção disciplinar: cartão amarelo a Coutinho (14′), Romário (26′), Renato Pantalon (60′) e Ussa (68′).

Vitória de Sernache 1
Carlos Fernandes, Coutinho, José Areias, Gilson Correia, Daniel Martins, Helder Varela, César Gomes, Agostinho Cá, Muslim Saleh, Fábio Manhas, Romário.
Substituições: Souza por Agostinho Cá (23′), Eduardo Ferreira por Helder Varela (45′), Ussa por César Gomes (67′), Rafinha por Romário (84′) e Márcio por Fábio Manhas (84′).
Suplentes não utilizados: Miguel Assunção e Horto, .
Treinador: Manuel Monteiro

Rio Ave FC 3
Jhonatan, Costinha, Santos, Renato Pantalon, Namora, Vitor Gomes, Ruben Gonçalves, Joca, Gabrielzinho, Aziz e Pedro Mendes.
Substituições: Ângelo por Santos (45′), João Graça por Rúben Gonçalves (67′), Ukra por Joca (67′), Fábio Ronaldo por Gabrielzinho (77′) e Zé Manuel por Aziz (77′).
Suplentes não utilizados: Leo Vieira e Pedro Amaral.
Treinador: Luís Freire